A Congregação das Irmãs Filhas de São Camilo é fruto da inspiração divina e da dedicação do Beato Padre Luís Tezza (canonizado em 2001) e de Santa Josefina Vanini (canonizada em 2019). Fundada em Roma, no ano de 1892, a congregação nasceu com o intuito de dar ao carisma de São Camilo de Lellis, o Patrono dos Enfermos e dos Agentes da Saúde, um rosto feminino.
O Padre Luís Tezza, zeloso camiliano, foi encarregado de iniciar o ramo feminino, encontrando em Judite (futura Santa Josefina Vanini) a mulher eleita por Deus para essa missão. Juntos, eles trouxeram à vida o ideal de São Camilo, que orientava seus filhos, os Ministros dos Enfermos, a servir os doentes com a ternura e a compaixão de um “coração de mãe para o seu único filho enfermo”. Este é o cerne do nosso carisma: a caridade e o cuidado integral, que abrange o corpo e o espírito.
A chegada ao Brasil
O sonho de expandir o cuidado camiliano no Brasil, em colaboração com os Padres Camilianos da Província Brasileira, começou a se concretizar em meio aos desafios da Segunda Guerra Mundial. A impossibilidade de enviar religiosas diretamente da Itália levou a uma solução providencial: formar jovens brasileiras para a missão.
Assim, em 1º de setembro de 1943, o primeiro grupo de cinco jovens vocacionadas brasileiras partiu para o noviciado na Argentina. Após a formação, no dia 15 de julho de 1946, as pioneiras desembarcaram em São Paulo, marcando oficialmente a chegada da Congregação das Irmãs Filhas de São Camilo ao Brasil. Com fé e coragem, as Irmãs iniciaram a evangelização no mundo da saúde, plantando as sementes do carisma camiliano em solo brasileiro.
Hoje, as Filhas de São Camilo estão presentes em quatro grandes continentes e em vinte e quatro países no mundo, atuando em hospitais, casas de idosos, escolas, na saúde pública e em visitas domiciliares. Onde quer que se faça necessário o cuidado e a prevenção da saúde, lá está o “coração de mãe” camiliano a serviço da vida.
A Congregação das Filhas de São Camilo estabeleceu sua presença no Oeste do Paraná em 14 de junho de 1980. A chegada das Irmãs em Matelândia marcou o início de uma missão intensa e dedicada, enraizada nas necessidades da comunidade local e movida pelo Carisma Camiliano.
Inicialmente, as Irmãs dedicaram-se ativamente aos trabalhos paroquiais, ao apoio vocacional e à visita contínua aos doentes em seus lares. Além disso, estenderam seu auxílio aos dois hospitais que então existiam na cidade, oferecendo seu coração de mãe e seu profissionalismo àqueles que mais precisavam de conforto e assistência.
Impulsionadas pela missão de aprimorar a qualidade da assistência à saúde, a Congregação deu um passo decisivo. No ano de 1991, adquiriram o antigo hospital de Matelândia e, com uma visão de futuro e o apoio fundamental da Casa Mãe, na Itália, a estrutura existente foi demolida para dar lugar a um moderno complexo de saúde. Desta transformação nasceu o Hospital e Maternidade Padre Tezza, nomeado em homenagem ao nosso cofundador. O hospital é a concretização do carisma camiliano na cidade e uma referência de cuidado integral.
Somos uma instituição hospitalar de pequeno porte, com 48 leitos, de média complexidade, com um foco integral na saúde da população do Oeste do Paraná.
Oferecemos atendimento essencial 24 horas por dia nas seguintes áreas:
Em expansão, consolidamos nosso trabalho ambulatorial para consultas e diagnósticos especializados, incluindo:
O Hospital Padre Tezza conta com uma equipe multidisciplinar que conduz seus trabalhos de forma unida em busca do bem-estar, melhor recuperação e tratamento do paciente, seguindo o ideal camiliano de atenção completa ao ser humano.
A equipe é composta por: